11 99659-7705 ou 4702-3097

 

 

As pessoas quando vão tomar um vinho ou espumante  ficam se perguntando qual a melhor temperatura para este ou aquele. Realmente, apreciar um vinho na temperatura certa , faz toda a diferença. Mas também não podemos tornar isto uma obsessão, e estragar um momento agradável com amigos, uma festa ou recepção.

O profissional, somellier , tem obrigação de conhecer as temperaturas certas e fazer o serviço corretamente. Mas o consumidor , ou enófilo, não. Este , quer tomar o vinho que mais lhe agrada e fazer daquele gesto um  momento de prazer. São para estes  admiradores do vinho que quero falar sobre as temperaturas ideais para tomá-los .

Champagnes, Espumantes  e vinhos Rosés e de Sobremesa ;  de 6 a 8 graus.

Vinhos Brancos ; de 9 a 12 graus

Vinhos Tintos Jovens e Frutados ; de 14 a 16 graus.

Vinhos Tintos mais encorpados ; de 16 a 18 graus .

Como na maioria das vezes não temos como verificar estas temperaturas, vamos usar algumas regrinhas básicas para que o seu vinho ou seu espumante seja servido dentro da faixa ideal de temperatura.

O balde com gelo deve ser preparado com duas partes de gelo para uma parte de água.

Os espumantes e rosés podem ser gelados antes na geladeira e depois colocados no balde com gelo  , onde deverão permanecer até o momento de servir. Após abertos se não forem consumidos totalmente , devem ser conservados no gelo durante o serviço.

Os vinhos brancos  e de sobremesa podem ser resfriados antes em uma geladeira e depois colocados no balde de gelo. Deve-se colocar no balde de gelo somente a quantidade a ser bebida, pois estes vinhos descolam o rótulo facilmente e ficam sem identificação.

Quanto ao vinhos tintos não devem ser resfriados em baldes de gelo, mas sim em um balde de água fria ou gelada, para os vinhos jovens. Já os mais encorpados pedem uma temperatura mais elevada e não necessitam gelar.

Dicas :

luis_roederer

Em dias muito quentes os vinhos tintos mais encorpados podem ser mantidos em um balde de água em temperatura ambiente ou fresca , somente para não esquentar muito.

Coloque sempre a mistura água e gelo no balde , pois somente o gelo não gela a garrafa completamente, mas somente no local onde entra em contato.

O ideal para os espumantes é que se coloque no balde de gelo cerca de 40 minutos antes de servir. E sempre que formos servir o vinho utilizar um pano , pois a garrafa fica escorregadia , além de pingar água em nossos convidados.

Agora , vamos aos vinhos e saúde.