11 99659-7705 ou 4702-3097

O vinho Madeira é mais conhecido e popular , por ser utilizado para fazer filé ao molho madeira. Mas é antes disso um ótimo vinho fortificado que pode ser tomado como na sobremesa ou como aperitivo.

O vinho Madeira, com o próprio nome diz , nasceu na Ilha da Madeira .Os madeiras secos são feitos com a uva Sercial, os meio-secos de Verdelho e os mais doces com a uva Malvasia, os Malmsey. Mas, a grande maioria deles são feitos com a uva tinta Negra Mole, que representa 80% da produção da Ilha .

A produção do vinho Madeira, passa pela adição de aguardente vínica a 95% e aquecimento lento. Os melhores vinhos envelhecem nas altas temperaturas da Ilha por 20 anos ou mais.

O envelhecimento acontece pelo sistema de solera, onde  o vinho mais novo é colocado nos barris na parte de cima da adega e posteriormente com o passar dos anos vai descendo para os andares inferiores. Isto em estufas com temperaturas de 55 graus. Isto torna os vinhos, com aromas fortes, gostos ricos  e caramelizados.

Curiosidade

Os vinhos Madeira, assim como o vinho do Porto surgiram de maneira casual. Durantes as grandes viagens das Caravelas Portuguesas, elas,  faziam uma parada na Ilha da Madeira, para descanso e reabastecimento de alimentos da tripulação.

O vinho sofria um acréscimo de aguardente vínica para a conservação e ficava exposto ao sol à espera dos navios, com isto se oxidava e adquiria as características do vinho Madeira de hoje.Por isso , as adegas deixam os tonéis descansando em altas temperaturas durante o envelhecimento.

Harmonização

Doces com frutas secas, caramelo ou simplesmente para ser tomado como digestivo após as refeições.