11 99659-7705 ou 4702-3097

Portugal , um pequeno país, de grandes riquezas . E como uma das suas grandes riquezas está o vinho.  Várias uvas autóctones. Uvas muito aromáticas e peculiares.

Vinhos brancos de caráter singular como o Alvarinho. Vinhos tintos bem estruturados do Douro com muita fruta  e diversificados do Alentejo. E os vinhos doces ou fortificados ; como : o Porto, o Moscatel de Setubal e  o Vinho Madeira.  Em pequenas matérias,vou falar um pouco de cada região vinícola de Portugal e começo pela região do Douro e pelos fortificados Vinhos do Porto.

Vinhos do Porto

Vinhos fortificados. É esta a natureza do vinho do Porto. O Vinho do Porto assim como o vinho Madeira surgiram por acaso.  Entre os séc XVII e XVIII, os vinhos viajavam longas distâncias dentro dos porões dos navios, pois eram a complementação da alimentação dos marinheiros. Com isto, adicionavam aguardente vínica durante a vinificação  com o objetivo de interromper a fermentação e manter o açúcar natural das uvas para conservar  mais o produto.

Este vinho mais doce, foi bem aceito pelos ingleses ,  que eram os  maiores consumidores da época. Quando acabaram as grandes viagens, os produtores passaram a interromper a fermentação com a adição de aguardente viníca a 77%  e continuaram a vender este vinhos para os ingleses.

A influência dos ingleses na produção de vinho do Porto é tão grande que hoje a maioria das vinícolas que produzem este vinho fortificado pertencem a ingleses.

Os Vinhos do Porto , têm os seguintes estilos ou denominações :_dsc7574-jpg

. Ruby – envelhecido por cerca de 3 anos antes de engarrafado. São joviais e frutados.

. Tawny – são vinhos envelhecidos por mais tempo que o Ruby, podendo chegar até 40 anos. São vinhos já oxidados e tem toques de frutas secas e cristalizadas.

. Vintage –  são vinhos feitos com uvas de uma única colheita. Envelhecidos por 3 anos antes de engarrafados  e por mais 15 ou 20 anos na garrafa. Com a idade, são vinhos mais suaves, com aromas florais e  de frutas negras , potentes, mas elegantes. Devem ser decantados antes de servir.

. LBV – vinhos de uma única colheita, envelhecidos por 4 a 6 anos antes de engarrafados. São muito populares e depois de engarrafados estão prontos para o consumo.

. Porto Branco – Feito com cepas brancas  é bebido como aperitivo.

Harmonização

Ruby – combina com chocolates, doces com frutas negras ou queijos como o gorgonzola ou cremosos. Depois de abertos devem ser bebidos imediatamente.

Tawny – Como já são vinhos oxidados podem ser guardados , mesmo depois de abertos. Combinam com frutas secas, mel, panetones e queijos com frutas ou amendoados, como o gorgonzola gold.

Alguns produtores de vinho do Porto mais comuns :Churchill,  Noval, Adriano Ramos Pinto, Cálem, Burmeister e Taylor’s.