11 99659-7705 ou 4702-3097

 

A região de Pomerol fica na margem direita do estuário de Gironde. É uma pequena região que produz vinhos, com estrutura e buquê aromático com boas possibilidades de envelhecer bem. A área total de plantio é de 800 hectares, mas as propriedades são pequenas , cerca de 8 hectares , o que torna a produção limitada.

Na região de Pomerol o solo é de cascalho, areia e argila. Local ideal para a produção da uva Merlot. Cerca de 80% dos vinhedos são desta variedade. Pomerol está localizada em um platô de inclinação suave a nordeste da Libourne . Os melhores vinhos são produzidos em sua parte central onde estão localizados os Chateaux , como o Pétrus, Lafleur, Le Pin.

Na parte mais baixa estão localizados os solos mais arenosos e os vinhos são mais leves e menos potentes. Pomerol não tem um sistema oficial de classificação como outras regiões, mas seus vinhos são equilibrados, com taninos macios e grande poder de envelhecimento.Entre os destaques desta região , além do Pétrus, temos o Chateau La Conseillante, que fica  em frente ao Chateau Le Cheval Blanc e tem vinhos com textura aveludada que envelhecem maravilhosamente. Há também o Chateau L’Evangeli e o Chateau L’Eglise – Clinet com ótimo vinhos.20131024_123104

O Chateau Pétrus é sem dúvida o maior expoente da região. É feito na maioria das vezes de 100% de uva Merlot cultivada no solo de argila azulada conhecido como coração de Pétrus. Os vinhos são potentes, com taninos equilibrados e muita complexidade depois de envelhecidos. O que caracteriza também esta propriedade é que as uvas são colhidas  quase tudo n o mesmo dia.

Ao lado de Pomerol temos a região Lalande de Pomerol, com 1150 hectares de vinhedos. O solo apesar de variar um pouco entre áreas de cascalho e argila, produz vinhos semelhantes aos de Pomerol, mas com menos peso e capacidade de envelhecer. A grande vantagem desta região são os preços bem mais acessíveis do que nos vinhos de Pomerol.

20131024_121340