11 99659-7705 ou 4702-3097

 

 

Ingredientes : 4 porções – tempo de preparo :  1 hora

–  800 grs de filé mignon cortado em medalhão

– 1 cebola picada.

– 2 dentes de alho picados

– vinagre balsâmico

– Azeite

– óleo de canola

– Salsinha picada

– 1 colher de sopa de mostarda

– 1 litro de molho de carne dissolvido em um litro de água. ( se não tiver o molho colocar 4 colheres de caldo de carne pronto em dois litros de água e ferver).

– pimenta preta

– 150 grs de champignon

– 40 grs de margarina

– 25 grs de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de creme de leite fresco

– 1 cálice de vinho Madeira seco

– Sal a gosto

Preparo :

 

Faça um molho com 2 partes de  vinagre balsâmico e uma parte de  azeite, sal ,pimenta preta moída, 2 colheres de mostarda  e salsinha picada. Coloque a carne para marinar neste molho por no mínimo uma hora. Após este período, coloque os medalhões em uma frigideira para selar. Reserve.

Refogue a cebola e o alho picados em duas colheres de sopa de óleo de canola . Volte os medalhões  para a panela e coloque o caldo de carne diluído. Deixe cozinhar em fogo médio. Quando a carne estiver macia, retire a carne e reserve.

Em uma frigideira coloque a manteiga para derreter e junte a farinha até ficar homogêneo. Despeje esta mistura no molho da carne e com um batedor ou fuet ,mexa até dissolver . Coloque o creme de leite fresco, e mexa mais um pouco. Depois o vinho madeira.

Por último coloque os champignons picados e volte a carne para a panela. Ajuste o sal ,a pimenta e deixe por alguns minutos em fogo baixo para apurar. Sirva com salsinha salpicada e acompanhado de arroz branco.

Dica :

Se quiser substituir o acompanhamento, por purê de mandioquinha, purê de batatas ou um risoto também fica muito bom.