11 99659-7705 ou 4702-3097

 

8 porções

 

Ingredientes :

– 8 pedaços de  peitos de pato

–  2 copos de vinho branco 200 ml

– 500 grs de feijão branco ( já deixado de molho )

–  2 litros de caldo de frango

– 150 grs de costelinha de porco

– 2 linguiças calabresas defumadas grandes

– 150 grs de bacon picado

– 200 grs de carne seca dessalgada

– 1 cebola picada

– 2 dentes de alho picados

– pimenta preta e branca q.b

– Tomilho q.b

– Louro q.b

– salsinha q.b

– Azeite q.b

– sal q.b

Preparo :

Tempere os peitos de pato cerca de 3 horas antes com sal , pimenta, tomilho , louro e o vinho branco. Deixe marinando na geladeira .

Refogue  a cebola e o alho no azeite. Coloque o feijão e dê uma leve refogada. Coloque o caldo de frango e deixe na pressão por 20 minutos.

Enquanto isso, em uma frigideira, frite o bacon e as linguiças em sua própria gordura. Reserve. Após os 20 minutos de pressão , coloque todas as carnes picadas na panela junto com o feijão branco , o bacon e a linguiça e deixe cozinhar até o feijão ficar bem macio e se desfazer ficando cremoso. As carnes tem que estar bem cozidas e macias. Deixe apurar em fogo baixo, acerte o sal.

Em uma frigideira ou chapa, coloque o peito de pato ( magret de pato), com a gordura voltada para baixo . Deixe fritar por 3 minutos e depois vire e deixe mais um minuto, está pronto.

Para servir , em um prato fundo, coloque uma boa porção do Cassoulet e cubra com um pedaço do peito de pato cortado em tiras. Decore com galhos de tomilho.

Harmonização :

O vinho ideal para combinar seria um Syrah ou Grenache. Podemos escolher um francês da região do Rhône ou até mesmo algum Syrah australiano. Na falta destes , pode-se optar por um Syrah da América do Sul.